Monitoria

Da Natureza e Finalidades

A monitoria é entendida como instrumento para a melhoria do ensino de graduação, através do estabelecimento de novas práticas e experiências pedagógicas que visem fortalecer a articulação entre teoria e prática e a integração curricular em seus diferentes aspectos. Tem como finalidade promover a cooperação mútua entre discentes e docentes e a vivência com o professor e com as suas atividades técnico-didáticas.
A monitoria é regida pela resolução CEPE 008/1990

Existem duas categorias de monitores:

a) monitoria remunerada*: pagamento feito por bolsa, cujo valor é de R$ 450,00, pago em parcela única no final do semestre após a avaliação prevista no Calendário Universitário de Graduação; e

b) monitoria voluntária: sem compensação financeira pelo exercício da monitoria. Em ambos os casos, os alunos farão juz a 02 (dois) créditos pela atividade no período.

*obs.: para monitoria remunerada, o bolsista precisa ter uma conta corrente como titular, não podendo ser conta conjunta, conta poupança e nem conta em nome de terceiros. Orientamos que o sistema de pagamento do Poder Executivo Federal não reconhece os bancos digitais para fins de pagamento de bolsa. O pagamento será efetuado pelo setor financeiro após o envio da lista dos bolsistas pela DAIA/SAMT, que só pode emiti-la após a realização da avaliação de monitoria por cada unidade de acordo com as datas do calendário acadêmico.

 

Dos Requisitos para Participação

1) Ser aluno regularmente matriculado em curso de graduação da Universidade;
2) Ter obtido aprovação na disciplina na qual pleiteia a monitoria, demonstrando domínio da mesma;
3) Ter disponibilidade de tempo para atender às atividades programadas;
4) Não estar usufruindo de qualquer outro tipo de bolsa remunerada oferecida pela Universidade, caso o aluno opte por monitoria remunerada;
5) Os alunos deverão estar matriculados no número mínimo de créditos do seu curso, com exceção dos candidatos:
5.1) Os bolsistas externos de pesquisa e ensino, dos Programas CAPES e CNPq, exclusivamente no caso de monitoria não remunerada, e de Mestrado e Doutorado;
5.2) Os alunos de outras universidades nacionais ou estrangeiras, em caráter excepcional e na monitoria não remunerada, somente durante o tempo de permanência na UnB e em virtude de convênios que assim o permitam.
6) Para efeito de seleção e exercício da monitoria, os alunos deverão estar matriculados no número mínimo de créditos do seu curso.

Das Inscrições

As inscrições serão realizada entres os dias 02/03 à 15/03 às 18 horas pelo link:  Formulário de Monitoria

Campus Universitário Darcy Ribeiro

Asa Norte, Brasília-DF, CEP 70910-900

 

Secretaria: +55 (61) 3107-5503

 

Demais telefones UnB

 

 

 

Localização

Copyright 2019 © Universidade de Brasília | Faculdade de Tecnologia | Departamento de Engenharia Mecânica. Todos os direitos reservados.