Estágio

PRODUÇÃO E SUBMISSÃO DO TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO

A partir de 06/05/2022 as regras para o estabelecimento de Estágio de alunos da UnB passam a ser detalhadas na Circular nº 20/2020/ DAIA/DEG e Circular nº 15/2022/DAIA/DEG 

Passo-a-passo (4 etapas): 

1. Verificar se a CONCEDENTE é uma Empresa conveniada à UnB: Empresas Conveniadas ou se existe um Agente Integrador conveniado à UnB.
Caso contrário: entrar em contato com Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

2. Produzir Termo de Compromisso de Estágio não obrigatório (TEC).

Tutoriais em arquivos .pdf e vídeos informativos para os(as) discentes, secretarias e docentes foram produzidos pela equipe da CESG para orientar os(as) usuários(as) quanto aos novos procedimentos: Manuais e Vídeos de Orientações para o Módulo de Estágios no SIGAA.

As atividades do estágio devem ser detalhadas e contribuir para a formação de um Engenheiro. O Supervisor de estágio deve ser um profissional com Registro no CREA.
A data do início das atividades não pode anteceder a celebração do TEC: prepare o termo com um mínimo de 10 dias úteis antes do início das atividades de estágio.
Os horários das atividades de estágio devem ser compatíveis com as atividades acadêmicas: ESTÁGIO EM HORÁRIO DISTINDO DAS AULAS.
A empresa deve obedecer a Lei 11.788
e buscar conciliar as atividades flexibilizando os horários do estágio.

3.   A coleta de assinaturas no TEC.

Após o cumprimento das etapas de 1 e 2: será disponibilizada uma versão digital do termo (.pdf) que pode ser utilizada caso o discente não tenha recebido versão própria da Concedente.
O termo+plano deverá ser produzido como arquivo único e assinado por todos os membros externos (ESTAGIÁRIO, CONCEDENTE e SUPERVISOR) antes de ser encaminhado ao PROF. ORIENTADOR
O estagiário pode consultar e solicitar que um Professor do ENM, de área relacionada com o Estágio, seja seu ORIENTADOR. Em caso de dificuldades consulte a Coordenação. A coleta de assinatura pode ser feita digitalmente ou fisicamente (com carimbo) seguida de digitalização do termo.

4.  Registro do estágio no SIGAA.

O arquivo .pdf assinado deve ser inserido pelo ORIENTADOR no SIGAA. Neste momento, o estágio passará da condição "Aguardando assinatura" para "Ativo" e as atividades de estágio estarão autorizadas.

 

PRODUÇÃO DO RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DE ESTÁGIO

Um relatório de estágio deve ser produzido SEMESTRALMENTE e conter:

1) Parecer e assinatura do Supervisor na empresa. 

2) Parecer e assinatura do Estagiário.

3) Parecer e assinatura do Orientador na UnB.

Seguindo preferencialmente o modelo disponível [AQUI]

 

RESCISÃO DE ESTÁGIO

Termo de rescisão deverá ser encaminhado via SIGAA caso as partes decidam pela terminação de um estágio. A rescisão de um estágio em vigência é requisito para apreciação de um novo termo de estágio.

Em geral cada empresa costuma ter o seu modelo de Termo de Rescisão. Segue um exemplo:

TERMO DE RESCISÃO DE CONTRATO DE ESTÁGIO

Ao(s) ___dia(s) do mês de ______ do ano de ____, o(a) aluno(a) ___________, regularmente matriculado(a) no Curso de ____________ e frequentando as aulas na Universidade de Brasília - UnB, no ___ período, turno: ________, RG nº ___________, CPF nº ___________, Rescinde o Contrato de Estágio com a ______________ com sede na ______________________. Bairro: __________. CEP: __________. Brasília-DF. Fone: ___- __________ inscrita no CNPJ nº __________________ Instituição com personalidade Jurídica de Direito ________, representada pelo (a) Sócio(a) Sr (a). _______________. E por estarem de comum acordo com este Termo de Rescisão, as partes assinam.

 

LINKS ÚTEIS

Mais detalhes sobre a legislação que regulamenta os Estágios estão disponíveis em:

LEI Nº 11.788, DE  25 DE SETEMBRO DE 2008

http://deg.unb.br/legislacao 

Resolução nº 01/2019 CCG/FT 

http://estagio.unb.br/

http://deg.unb.br/estagio

 

 

Campus Universitário Darcy Ribeiro

Asa Norte, Brasília-DF, CEP 70910-900

 

Secretaria: +55 (61) 3107-5503

 

Demais telefones UnB

 

 

 

Localização